O que às vezes começa como uma pequena queima, pode acabar tomando proporções assustadoras devido a associação do tempo quente e seco, ventos fortes e vegetação seca. Por isso, a Defesa Civil de Petrolina faz um alerta para a população, tendo em vista que a principal causa dos incêndios é a ação humana. O órgão destaca ainda que nesses últimos dias, já foram identificadas queimadas na região do Muquém, próximo a Serra da Santa; na região de sequeiro, no Sítio Coelho (próximo a Lagoa Grande); e na entrada do povoado do Capim.
Por isso, a melhor forma de controle é a prevenção e a conscientização das pessoas. Com o tempo seco e quente, a Defesa Civil orienta que a população não deposite lixo, especialmente vidro, em terrenos baldios e não coloque fogo; não faça queimadas nas proximidades das florestas, especialmente em dias secos com muito vento; nunca atire cigarros ou fósforos acesos na vegetação; limpe o mato em volta da sua habitação e terrenos baldios particulares.
Além disso, em caso de incêndios próximo é recomendado aumentar a ingestão de água e líquidos para manter as membranas respiratórias úmidas e, assim, mais protegidas. Outra orientação é sobre a realização de trabalho pesado, atividades e exercícios ao ar livre, é recomendado evitar quando a qualidade do ar estiver prejudicada pela fumaça. Em casos mais graves, é necessário procurar temporariamente um abrigo cujo ambiente e o ar sejam de melhor qualidade, ou considerar a possibilidade de deixar a área impactada pela fumaça somente se for possível e seguro fazê-lo.
Em caso de emergência, solicite o apoio da Defesa Civil através do número de telefone (87) 99132-9568, o atendimento ocorre 24 horas por dia durante toda semana ou do Corpo de Bombeiros Militar pelo 193.
Roni Figueiredo - Coluna Social