O cuidado com a nutrição dos estudantes da rede municipal de ensino de Juazeiro não passa apenas pela oferta da alimentação de qualidade nas unidades escolares. No município, a Prefeitura, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), também realiza o acompanhamento nutricional das crianças de 2 a 5 anos, matriculadas nas Escolas Municipais de Educação Infantil (Emei).
A Avaliação Nutricional é uma das ações de educação nutricional previstas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). “Na avaliação, nós pesamos as crianças, verificamos a altura, fazemos o cálculo por idade e identificamos os estudantes que estão com baixo peso, sobrepeso e com o peso adequado. A partir daí, montamos um cronograma para acompanhar as que estão abaixo ou acima do peso ideal. No decorrer da rotina com a alimentação saudável que a escola preconiza, observamos se os alunos conseguiram atingir o peso estimado para aquela idade. Caso isso não aconteça, fazemos as orientações necessárias para que a criança seja encaminhada para a unidade de saúde”, explica a nutricionista do Núcleo de Alimentação Escolar, Thiane Lima Cardoso, em visita à Emei Gentil Damásio do Nascimento, junto com a sua colega Nathália Nogueira.
A coordenadora pedagógica da Emei, Roseneide Dias, destacou a importância do trabalho do Núcleo de Nutrição Escolar para segurança alimentar das crianças. “A partir do acompanhamento das nutricionistas, nós temos a garantia que estamos servindo algo nutritivo para as crianças e que isso vai ajudar no desenvolvimento de cada uma delas. Aqui, as crianças não trazem nada de casa, tudo aqui é preparado respeitando as suas necessidades nutricionais”.
Fonte: Ascom
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Ansiedade já é a terceira causa que mais afasta o brasileiro do trabalho em 2024
Outubro Rosa: Prefeitura de Juazeiro realiza mutirões de saúde noturno nesta quarta-feir...
Polícia Civil prende o homem suspeito de assassinar o personal trainer Giovanny Diniz
Personal trainer foi assassinado nesta segunda (21) em Petrolina
Roni Figueiredo - Coluna Social