Programa Hiperdia: Prefeitura de Sento-Sé realiza ação preventiva em praça pública

Por EmPauta.net 15/03/2024 - 19:03 hs
Foto: Alex Antunes

A Prefeitura de Sento-Sé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue firme na captação de pacientes com perfil do programa Hiperdia. Nesta sexta-feira (15) a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria Rocha, realizou uma ação com esse foco na Praça do bairro Tombador.

Durante a ação a população teve acesso a serviços como aferição de pressão arterial, teste de glicemia e orientações sobre o uso de medicações, alimentação saudável, prática de exercícios físicos, e ainda solicitação de exames de rotina.


De acordo com o secretário municipal de Saúde, Samuel Santana, a atenção básica à saúde, fortalecida pelo sistema Hiperdia, é fundamental para o sucesso do tratamento de doenças crônicas. “Ao proporcionar um cuidado especializado e inicial aos pacientes, a equipe da Saúde consegue controlar efetivamente as condições de diabetes e hipertensão arterial, além de prevenir complicações que possam surgir em decorrência dessas enfermidades. Com a realização de ações como essa, a gestão Ana Passos reafirma seu compromisso com o bem-estar e a qualidade de vida dos sentoseenses, buscando sempre oferecer serviços de excelência na área da saúde pública”, destacou.


A aposentada Maria Madalena dos Santos Carvalho, participou da ação e aprovou a iniciativa. “Foi tudo muito organizado, a equipe nos atendeu muito bem, verifiquei minha pressão e aprendi muito. A prefeitura e todos os envolvidos estão de parabéns por realizar ações como esta”, declarou.

A enfermeira Flávia Alencar, explica que a ação visa melhorar a assistência em saúde prestada a pacientes diagnosticados com as doenças de hipertensão arterial e diabetes que muitas vezes não comparecem à Unidade de Saúde para acompanhamento semestral. “A ação de hoje teve como área de abrangência os pacientes das ruas Tenente Mário Alves, Rua Raul Alves, Rua da Usina, parte da Rua Sete de Setembro e Bairro Águas Claras. Atendemos a um público de 70 hipertensos e diabéticos”, afirmou.

Fonte: Ascom