A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), oferece atendimento à população de rua com dignidade e respeito, com o programa Consultório na Rua. Nesta quarta-feira, (13), a equipe realizou mais uma abordagem e emocionou a todos ao atender uma gestante e revelar a ela e ao seu companheiro o sexo biológico da criança.
“Foi gratificante ver nosso trabalho impactando a vida de pessoas que, muitas vezes, são esquecidas pela sociedade. Toda a abordagem é delicada, porque são pessoas que não buscam o serviço, mas o serviço que as buscam”, lembrou a médica Rosita Emanuela.
O programa realizou, de julho a dezembro de 2023, mais de 500 atendimentos de saúde. “Em uma das visitas que fui a Salvador para ver o resultado de alguns programas de saúde e sociais, conheci o Consultório na Rua e logo me identifiquei. Voltei para a nossa cidade e solicitei a sua implantação pensando na dignidade dessas pessoas que estão totalmente vulneráveis. Nossa gestão tem cuidado das pessoas e não é só oferecer serviços de saúde, mas também acolher”, destacou a prefeita Suzana Ramos.
Consultório na Rua
A equipe do programa circula em pontos estratégicos da cidade abordando as pessoas em situação de rua e oferecendo consultas médicas e psicológicas, orientações para prevenção em saúde sexual, prevenção de risco por abuso de substâncias químicas, encaminhamentos para assistência social, entre outras. O diretor de Atenção Básica, Luan Borges, ressaltou que, diariamente, é realizada uma busca ativa dessa população na cidade. “Fizemos um mapeamento dos principais locais de estadia dos grupos que vivem em situação de rua e, por meio de um cronograma, visitamos esses locais. Também temos uma parceria com o Centro POP, da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, que acolhe essas pessoas, dando-lhe alimento, repouso e encaminhando para diversos serviços”, detalhou.
Equipe Multiprofissional
O programa é composto por uma equipe multiprofissional, com médico, enfermeiro, psicólogo, assistente social, redutor de danos, agente social e técnico de enfermagem, além do motorista. A Sesau disponibilizou um veículo exclusivo para o deslocamento, transportando a equipe e, se necessário, transportar o paciente para uma unidade de saúde ou de pronto atendimento.
A estratégia ‘Consultório na Rua’ foi instituída pela Política Nacional de Atenção Básica, em 2011, visando ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde.
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Ansiedade já é a terceira causa que mais afasta o brasileiro do trabalho em 2024
Outubro Rosa: Prefeitura de Juazeiro realiza mutirões de saúde noturno nesta quarta-feir...
Polícia Civil prende o homem suspeito de assassinar o personal trainer Giovanny Diniz
Personal trainer foi assassinado nesta segunda (21) em Petrolina
Roni Figueiredo - Coluna Social