A Prefeitura de Sento-Sé, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), vem atuando de forma eficiente, desde a sua criação, no combate ao enfrentamento da violência doméstica contra as mulheres. A principal ferramenta utilizada pela GCM é a Patrulha Maria da Penha criada pela lei municipal Nº 341/2019 objetivando garantir a efetividade da Lei 11.340/2006 (Lei Maria Penha) na proteção das mulheres vítimas de violência.
De acordo com a inspetora chefe da GCM, Josilene Lins, as estatísticas das ocorrências atendidas pela Patrulha Maria da Penha em Sento-Sé mostram uma enorme evolução na redução de violência doméstica contra as mulheres no município. “Os levantamentos mostram o atendimento a 175 ocorrências de violências contra mulheres nesses quatro anos e 64 cumprimentos de medidas protetivas de urgências. Vale ressaltar que só no ano de 2020 foram atendidas 77 ocorrências e 36 medidas protetivas, em 2023 foram somente cinco ocorrências e um cumprimento de medida protetiva de urgência. Tivemos uma redução de mais de 93% das ocorrências de violências domésticas contra mulheres”, afirmou a inspetora.
Josilene Lins destaca que as estatísticas positivas são fruto de muito trabalho e persistência de todos os integrantes da GCM de Sento-Sé, tanto na conscientização como no atendimento às vítimas. “Aproveitamos a Campanha do Agosto Lilás, em alusão a conscientização pelo fim da violência contra mulher, para pedir a toda sociedade que que contribua nesta campanha, denunciando todo e qualquer tipo de violência doméstica contra mulher, para continuarmos mantendo esse belo trabalho da Patrulha Maria da Penha em nosso município”, assinalou Josilene Lins.
Programação – No decorrer do mês de agosto a Prefeitura de Sento-Sé está realizando uma séria de ações em alusão a Campanha Agosto Lilás, entre elas está a realização de um encontro, com data e horário a definir, que contará com uma vasta programação, com palestras, programação cultural, entre outros.
Agosto Lilás - A campanha Agosto Lilás foi criada em referência à sanção da Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/ 2006), assinada no dia 7 de agosto e que este ano completa 17 anos. Essa lei foi elaborada para amparar as mulheres vítimas de violência, seja ela física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial e sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher.
Fonte: Ascom
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Ansiedade já é a terceira causa que mais afasta o brasileiro do trabalho em 2024
Outubro Rosa: Prefeitura de Juazeiro realiza mutirões de saúde noturno nesta quarta-feir...
Polícia Civil prende o homem suspeito de assassinar o personal trainer Giovanny Diniz
Personal trainer foi assassinado nesta segunda (21) em Petrolina
Roni Figueiredo - Coluna Social