Parceria potencializa atendimentos de fisioterapia em Juazeiro
A parceria também vai contribuir na formação dos estudantes
A parceria também vai contribuir na formação dos estudantes
A Prefeitura de Juazeiro e a faculdade FASJ/UniBras estabeleceram uma parceria que tornaram as Unidades Básicas de Saúde do município campo de prática para aulas e estágios curriculares para os estudantes do curso de fisioterapia. O acordo permitiu a potencialização dos atendimentos e vem colaborando na formação profissional dos acadêmicos.
Os atendimentos iniciaram no mês de fevereiro em estão sendo oferecidos nas UB´s: Dom Tomaz, CSU (bairro Alto do Alencar), Vila Jacaré (bairro Coréia) e Maringá. Cerca de 30 estudantes estão atuando sob a supervisão de professores, os preceptores. “Somente na UBS da Vila Jacaré foram realizados, aproximadamente, 368 atendimentos através do programa de estágio. Além da reabilitação, os acadêmicos também desenvolvem atividades preventivas de estímulo à atividade física, além de palestras e rodas de conversa com a comunidade”, destacou a diretora do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Ilane Costa.
O aposentado José Aluísio Santos é um dos pacientes da UBS da Vila Jacaré que estão sendo atendidos pelos estudantes. Ele é um dos integrantes do grupo que, duas vezes por semana, praticam exercícios físicos para fortalecimento do corpo e também prevenção de dores provocadas por patologias crônicas. As atividades acontecem na praça na frente da UBS e é aberta a quem tiver interesse em participar. “Estou no grupo desde o começo. Além dos exercícios, é uma oportunidade de socializar com os colegas e com os estudantes que são muito cuidadosos com a gente. É muito bom!”, aprovou o aposentado.
Formação profissional
A professora do curso de fisioterapia, Karen Brandão, destacou a importância do estágio para a formação dos estudantes que, logo, estarão no mercado de trabalho. “Na faculdade oferecemos a teoria e aqui no estágio vivência prática fundamental na formação. No contato com os pacientes e com os outros profissionais da UBS eles aprendem sobre o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), ética, bioética e, principalmente, a lidar com os pacientes”, comentou.
O acadêmico de fisioterapia Samuel Cavalcanti endossou o comentário da professora. “Esse período de estágio é muito importante. Podemos colocar a mão na massa, ajudar e aprender com as pessoas da comunidade. Nos deixa mais preparados e maduros, especialmente, nessa reta final de curso quando estamos prestes a iniciar a nossa vida profissional”, disse.
Acesso ao serviço
Os atendimentos de fisioterapia estão disponíveis nas UBS´s: Dom Tomaz, CSU (bairro Alto do Alencar), Vila Jacaré (bairro Coréia) e Maringá. São oferecidos serviços de reabilitação individualizados nas UBS`s e em domicílio, além das atividades de prevenção em grupo. Os pacientes podem procurar as equipes na UBS apresentar a guia de encaminhamento para o tratamento fisioterápico ou solicitar a avaliação.
Fonte: Ascom
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Ansiedade já é a terceira causa que mais afasta o brasileiro do trabalho em 2024
Outubro Rosa: Prefeitura de Juazeiro realiza mutirões de saúde noturno nesta quarta-feir...
Polícia Civil prende o homem suspeito de assassinar o personal trainer Giovanny Diniz
Personal trainer foi assassinado nesta segunda (21) em Petrolina
Roni Figueiredo - Coluna Social