A Guarda Civil Municipal (GCM) de Juazeiro divulgou um balanço de suas principais ações e serviços realizados na cidade neste ano de 2022. Ao longo do ano, foram atendidas ocorrências em toda a cidade, com prisões e apreensões de materiais ilícitos, além de ações sociais em prol da comunidade.
De acordo com os dados, centenas de abordagens foram realizadas ao longo do ano - principalmente durante as operações Paz nas Comunidades; 13 apreensões de arma branca (faca ou material perfurocortante), 13 prisões por furto/roubo, 48 denúncias de poluição sonora, 3 prisões por ameaça, 2 prisões por tentativa de homicídio, 2 prisões por descumprimento de medida protetiva (Lei Maria da Penha), 2 veículos roubados foram recuperados, 4 prisões por tráfico de drogas, entre outros.
“Dentro das ocorrências da Guarda, houve uma redução no índice de chamados pela Central de Atendimento em relação ao ano passado. Na avaliação da GCM, o período de flexibilização pós-pandemia fez os números reduzirem, pois em 2021 havia muitos chamados para ocorrências envolvendo festas e eventos considerados irregulares diante dos decretos estaduais e municipais. A intensificação do trabalho da GCM, seja na área central ou no interior, também fez com que os dados melhorassem. A presença reforçada da Guarda inibe ações criminosas”, explica o gestor de projetos da GCM, Reginaldo Marçal.
Ações sociais
No dia a dia de trabalho, durante rondas pela cidade, as equipes da GCM se deparam com pessoas em situação de vulnerabilidade. Além de fazer o encaminhamento a outros órgãos da Prefeitura, como as secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Social, sempre acontece mobilizações de agentes para a arrecadação de alimentos, material de higiene e limpeza e fraldas geriátricas, por exemplo. A GCM também costuma fazer doações para instituições filantrópicas da cidade, auxiliando essas instituições de forma imediata. No período, centenas de quilos de alimentos e fraldas geriátricas foram doados para diversas instituições. Além disso, realizou campanha do Dia das Crianças, com doação de brinquedos e já está planejando a campanha de Natal.
“O balanço demonstra a importância da atuação da instituição para a promoção da segurança na cidade. A GCM também realiza ações integradas com outros órgãos e instituições, como a Polícia Militar, Polícia Civil, órgãos de desenvolvimento social e de meio ambiente e de fiscalização do município. Seguimos atuando na proteção do patrimônio público, prevenção de delitos e atendimento de ocorrências. Acreditamos que com isso estamos conseguindo trazer ainda mais segurança à população", destaca o inspetor-chefe da GCM, Gilson Santos.
Proximidade com a comunidade
Vinculada à Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT), a Guarda Civil Municipal celebrou 20 anos em 2022 com diversos investimentos da Prefeitura de Juazeiro, podendo ser citadas algumas ao longo da atual gestão, como a instalação do videomonitoramento e reforma da base da GCM; correção das gratificações dos agentes, igualando todas; criação do Grupamento Ostensivo Tático em Área Rural (Gotar); Patrulha Maria da Penha; recriação do Projeto Viva Luciana, com a ampliação do serviço; acordo de colaboração técnica com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), aquisição de viaturas, entre outras tantas conquistas.
Atendimento
O serviço de segurança da GCM funciona 24 horas por dia. Os agentes verificam as mais diversas denúncias que são recebidas através dos números 153 (Central de Atendimento) e (74) 3611-9880.
Fonte: Ascom
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Ansiedade já é a terceira causa que mais afasta o brasileiro do trabalho em 2024
Outubro Rosa: Prefeitura de Juazeiro realiza mutirões de saúde noturno nesta quarta-feir...
Polícia Civil prende o homem suspeito de assassinar o personal trainer Giovanny Diniz
Personal trainer foi assassinado nesta segunda (21) em Petrolina
Roni Figueiredo - Coluna Social