Juazeiro realiza encontro da Educação Ambiental e entrega material pedagógico dos programas Despertar e PEA

Por EmPauta.net 10/06/2024 - 22:42 hs
Foto: Luan Medrado Ascom/PMJ

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), realizou, nesta segunda-feira (10), o ‘Encontro da Educação Ambiental’, reunindo agentes do Programa Despertar e integrantes das escolas que contam com a execução do Programa de Educação Ambiental Campo Limpo (PEA). Na ocasião, também foram distribuídos kits e materiais pedagógicos da educação socioambiental voltada para a responsabilidade social.


“Estamos realizando a entrega do material didático do PEA, que conta a realização de um concurso de produção de desenhos e textos relacionados à temática ambiental, em parceria com o Instituto INPEV e a Acavasf de Petrolina. Também realizamos a entrega dos kits do Programa Despertar, iniciativa que visa a promoção social em parceria com o SENAI, FAEP e sindicatos rurais. A ideia é promover o protagonismo infanto-juvenil, enquanto mobilizadores nos espaços escolares e comunidades onde residem”, explicou a coordenadora dos Programas Despertar e PEA no município, Michele Viana.


De acordo com o gestor da Escola Municipal Maria Monteiro Bacelar, localizada na comunidade do Rodeadouro, Salitre, Aurílio Marcos Alves da Silva, o encontro incentivou o exercício cidadão responsável. “O programa chegou até a nossa comunidade, que acolheu a iniciativa de imediato, o que agregou bastante na realidade local, por ser a primeira comunidade com registro quilombola de Juazeiro. As ações do programa apresentaram técnicas de inovação no trabalho realizado com questões relativas ao empreendedorismo cultural, pescado, produção de materiais sustentáveis, além de oferecer capacitações sobre a manutenção de um meio ambiente seguro e saudável”, contou Aurílio.


Programa despertar

O Despertar é um dos Programas de Promoção Social do Senar/BA, implantado em abril de 2005. É realizado em parceria entre o Senar, Sindicatos dos Produtores Rurais e Prefeituras Municipais, com o objetivo de promover a educação voltada para a responsabilidade social, para alavancar mudança de valores, aliada à postura cidadã e socioambiental. Em Juazeiro, 54 escolas participam do programa.

Fonte: Ascom