Prefeitura de Juazeiro promove encontro formativo para avaliar o desempenho escolar 2024 da rede municipal de ensino

Por EmPauta.net 20/05/2024 - 22:52 hs
Foto: Luan Medrado – Ascom/PMJ

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), está realizando entre os dias 17 e 24 de maio, no auditório da Escola Municipal Estação do Saber José Carlos Tanuri, mais uma série de encontros formativos com gestores e coordenadores pedagógicos da sede e do interior do município. A iniciativa cumpre o objetivo de apresentar a avaliação do trabalho pedagógico da Rede Municipal de Ensino e as avaliações externas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do Sistema de Avaliação Baiano de Educação (Sabe).


“O objetivo desses encontros é discutir os resultados da rede, através da avaliação das metas que foram estabelecidas, identificando o que já foi alcançado e o que precisa ser feito para chegarmos ao alcance de todas as metas traçadas. É um momento muito importante para avaliar o desempenho da rede municipal de ensino nas avaliações externas, especialmente no Saeb, que define o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Então, nós organizamos as equipes escolares de acordo com os seus resultados, conseguindo, dessa forma, realizar uma discussão individualizada de cada grupo de desempenho”, explicou a superintendente Pedagógica da Seduc, Willany Cunha.


A coordenadora pedagógica da Escola Estação do Saber, Gerlane Fernandes, destacou as metas alcançadas na unidade de ensino. “A Escola Estação do Saber cumpre uma proposta onde os alunos ingressam no 1º ano e seguem na escola até concluir o 5º ano, o que nos permite avaliar de forma efetiva, o resultado do nosso trabalho, através de um processo diagnóstico. Em 2022 os alunos passaram pela avaliação diagnóstica do Sabe e obtivemos um resultado de 73% de alunos no nível avançado. Em 2023, a aprovação foi de 100% no nível alfabético, inclusive com alunos autistas, o que só confirmou os resultados internos. Em 2025, faremos pela primeira vez o Saeb e já estamos trabalhando para obter êxito no resultado”, contou Gerlane. 


Fonte: Ascom