Na hora do atendimento de saúde, muitos usuários ainda têm dúvida sobre quais serviços devem buscar em determinadas situações. Devido a isso, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), reforça qual o fluxo de atendimento, seja na assistência integrada ou nos casos de urgência e emergência.
Para a assistência integrada e multiprofissional, vacinas, curativos, entrega de preservativos, administração de medicamentos e nebulização além de renovação de receituário médico, o usuário deve buscar a sua Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência.
Urgência
Já em casos de urgência que colocam a vida em risco, como infarto, derrame, fraturas, dor e falta de ar intensa, ferimentos graves, convulsão ou perda da consciência, a população deve procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Em caso de emergências em residências, locais de trabalho ou em vias públicas, a população dispõe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), pelo número 192. A ligação é gratuita para telefones fixo e móvel.
Emergência
Para situações mais graves e complexas, como tratamentos, internações, cirurgias, exames de imagem e partos, o serviço está disponível nos hospitais. Os pacientes, em sua maioria, salvo os casos de agendamento pela Sesau, são encaminhados pela Central de Regulação Interestadual de Leitos (CRIL), órgão de reponsabilidade do estado.
A regulação de leitos é gerida, exclusivamente, pela Central de Regulação Interestadual de Leitos Bahia-Pernambuco, ou seja, quando um paciente internado precisa de transferência para outro serviço, o município, através da unidade de saúde, solicita a regulação no sistema da CRIL, que é a responsável por encontrar uma vaga disponível em uma unidade que atenda o perfil assistencial necessário e solicita o transporte do paciente à Secretaria de Saúde do estado.
Todo o processo de regulação é realizado pela CRIL. Ao município, cabe prestar a assistência devida ao paciente enquanto aguarda a transferência. A Rede Interestadual de Atenção à Saúde do Vale do Médio São Francisco (Rede PEBA) surgiu, em 2011, com a promessa de reordenar os serviços e facilitar o acesso à assistência em saúde de média e alta complexidade. Juazeiro é um dos 53 municípios, distribuídos pelos estados da Bahia e Pernambuco, que formam a Rede PEBA.
Fonte: Ascom
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Ansiedade já é a terceira causa que mais afasta o brasileiro do trabalho em 2024
Outubro Rosa: Prefeitura de Juazeiro realiza mutirões de saúde noturno nesta quarta-feir...
Polícia Civil prende o homem suspeito de assassinar o personal trainer Giovanny Diniz
Personal trainer foi assassinado nesta segunda (21) em Petrolina
Roni Figueiredo - Coluna Social