Juazeiro no combate à dengue: Treinamento com infectologista destaca manejo clínico em pacientes com suspeitas de infecção por arboviroses

Por EmPauta.net 11/03/2024 - 17:24 hs
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), está reunindo profissionais médicos e enfermeiros da rede municipal de saúde para dar continuidade à uma das ações contidas no Plano de Combate à Dengue e outras arboviroses, desenvolvido pela gestão Suzana Ramos e outras entidades e forças de segurança. A reunião iniciou na última semana. Até o final, serão cerca de 200 profissionais treinados para o manejo clínico desses pacientes.

A superintendente de Atenção Básica, Pollyanna Evangelista, destacou que o treinamento, que está em sua 2ª etapa, é parte integrante do plano de ação no combate à dengue e outras arboviroses. “Nós trouxemos o infectologista, o médico Samuel Ricarte, para sanar todas as dúvidas sobre o manejo clínico dos pacientes com suspeitas de dengue nas unidades de saúde da rede municipal, além de reforçar o fluxo de atendimento conforme a gravidade e sintomas de cada caso. Também estamos enfatizando os encaminhamentos que e assistência necessárias para que o paciente evolua da melhor forma possível nesses casos”, citou.


Plano de Ação

O plano de ação desenvolvido pela Sesau em parceria outras secretarias, como a Secretarie de Educação e Juventude (Seduc), Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE), Secretaria de serviços Públicos (Sesp), está realizando mutirões de limpeza nas comunidades onde existe o maior registro de incidência do mosquito, além de um trabalho domiciliar com o auxílio, não só dos agentes de endemias, mas também dos agentes comunitários de saúde e atividade de educação permanente nas escolas utilizando as crianças como fiscalizadoras e multiplicadoras da informação. “As crianças têm essa características do engajamento e estamos contando com elas para levar para suas casas, ruas, bairros as formas de prevenção, que também é responsabilidade de cada cidadão”, detalhou.

Fonte: Ascom