A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), preparou uma programação especial alusiva ao Janeiro Branco, mês de conscientização para os cuidados com a saúde mental e emocional. Durante todo o mês, estão sendo realizadas rodas de conversas nos equipamentos de saúde do município para os profissionais, com foco no acolhimento.
Na última segunda-feira (16), a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Alto da Maravilha teve um momento diferente voltado para trabalhadores no local, com roda de conversa com a psicóloga Maria José Aroucha Pereira e terapias complementares com a fisioterapeuta Erineide Rodrigues Sousa. As terapias ventosterapia, auriculoterapia e liberação miofascial abrilhantaram a programação.
Assim como na UBS Alto da Maravilha, a Sesau tem realizado ações voltadas à saúde mental e emocional nas demais UBSs, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS II, CAPS AD III e CAPS IJ) e Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).
A secretária de Saúde, Ana Lúcia Alves, enfatizou os avanços na área da saúde mental e do trabalhador com a inauguração de nova sede do CAPS AD III, que atualmente funciona 24 horas, e a nova sede do Cerest, assim como os diversos treinamentos realizados ao longo de 2023 para acolher de forma mais eficiente os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no município. “A gestão Suzana Ramos tem se empenhado, junto com toda a equipe, para acolher os nossos cidadãos de forma cada vez mais humanizada. Além das melhorias em alguns dos nossos equipamentos, realizamos diversos treinamentos com os profissionais de saúde de todas as nossas unidades básicas e especializadas para entender os processos e seguir os protocolos de atendimento aos usuários com transtornos mentais”, destacou.
A superintendente de Atenção Básica, Pollyanna Evangelista, enfatizou a importância de cuidar da saúde de “quem cuida da população”. “A Secretaria de Saúde formatou rodas de conversa integrando os servidores das Unidades Básicas de Saúde, com os CAPS e o Cerest, para melhor acolhimento da população, assim como trabalhar a saúde mental e emocional dos trabalhadores que atuam com o público com foco em melhorar cada vez mais o serviço”, ressaltou.
Programação
18/01 – Local: UBS CSU – Roda de Conversa e Terapias Complementares
22/01 – Local: UBS Palmares – Roda de Conversa e Terapias Complementares
31/01 – Local: UniFTC – Roda de Conversa e Terapias Complementares com os profissionais do CAPS e Cerest
Janeiro Branco
A campanha Janeiro Branco busca a prevenção das doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico, além das doenças mentais, que podem ser causadas por uma série de fatores, como genético, estresse, abuso de substâncias e traumas. Nesse cenário, então inseridos os transtornos de humor, esquizofrenia e o transtorno bipolar.
O mês de janeiro foi escolhido para intensificar as ações para os cuidados com a saúde mental e emocional devido porque, no primeiro mês do ano, em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais. E, como em uma “folha ou em uma tela em branco”, todas as pessoas podem ser inspiradas a escreverem ou a reescreverem as suas próprias histórias de vida.
Fonte: Ascom
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Ansiedade já é a terceira causa que mais afasta o brasileiro do trabalho em 2024
Outubro Rosa: Prefeitura de Juazeiro realiza mutirões de saúde noturno nesta quarta-feir...
Polícia Civil prende o homem suspeito de assassinar o personal trainer Giovanny Diniz
Personal trainer foi assassinado nesta segunda (21) em Petrolina
Roni Figueiredo - Coluna Social