‘Programa Saúde na Escola’ para alunos das escolas municipais de Juazeiro

Por EmPauta.net 08/12/2023 - 12:12 hs
Foto: Divulgação Ascom

Alunos das escolas municipais Argemiro José da Cruz, no bairro Argemiro, e Bom Jesus no NH II, em Itamotinga, foram contemplados nesta quarta (6) e quinta-feira (7) pela Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Saúde (Sesau) para receberem o ‘Programa Saúde na Escola’ (PSE), uma política pública de saúde nas escolas instituída pelos Ministérios da Saúde e da Educação para promoção da saúde integral de crianças, adolescentes, jovens e adultos do ensino público.

O programa desenvolve ações temáticas nas escolas com foco na promoção da atividade física, alimentação saudável e prevenção da obesidade, prevenção de doenças negligenciadas, situação vacinal, saúde sexual e reprodutiva e prevenção HIV/IST, prevenção do uso do álcool, tabaco e drogas, saúde bucal, auditiva, ocular e prevenção à Covid-19, além de outros temas ligados à promoção da cidadania e prevenção à violência.

De acordo com o diretor de Atenção Básica da Sesau, Luan Borges, é feito um calendário mensal para a realização do programa. “Por meio do Nasf, levamos atividades físicas, orientações sobre alimentação saudável, saúde bucal com palestras e orientações sobre higiene e atualização vacinal e outras ações, a depender do perfil dos alunos que estão matriculados na instituição de ensino”, disse. 


Estiveram presentes na Escola Municipal Argemiro José da Cruz a equipe de enfermagem da unidade de saúde do bairro, agentes comunitários de saúde e alunos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O programa é realizado durante todo o ano nas escolas do município.

A gestora da Escola Argemiro José da Cruz, Cida Miranda, ressaltou que o PSE faz toda uma diferença na vida dos alunos. “A escola sempre abraça os programas dos governos, principalmente um programa como este, que vem beneficiar nossas crianças. É uma satisfação ver a preocupação do governo com a saúde de nossas crianças, promovendo atividades físicas, uma conversa sobre alimentação saudável, uma vez que a obesidade devolvida na infância acarreta doenças crônicas como diabetes, colesterol alto”, enfatizou.

Fonte: Ascom