Bebela: A cultura e a história é o seu maior legado
A historiadora Maria Izabel Muniz Figueiredo faleceu na manhã deste sábado, 09 de setembro
A historiadora Maria Izabel Muniz Figueiredo faleceu na manhã deste sábado, 09 de setembro
Juazeiro amanheceu triste. A querida e amada historiadora Maria Izabel Muniz Figueiredo, BEBELA, faleceu aos 94 anos. Natural de Juazeiro, Bebela, como sempre foi conhecida, dedicou grande parte de sua vida ao estudo e à preservação da rica história de Juazeiro e região.
Nascida em 1928, Bebela cresceu imersa nas tradições e histórias que permeiam a bela cidade de Juazeiro, no interior da Bahia. Desde jovem, demonstrou um interesse apaixonado pela história local, desenvolvendo uma paixão que a guiaria por toda a sua vida. Conhecida como "Dama das Artes", Bebela fez parte de elenco de peças teatrais, engrandecendo e levando cultura ao povo ribeirinho.
Foi professora de língua e literatura Inglesa e em metodologia de ensino superior pela Universidade Federal do Pernambuco (UFPE), foi vice-diretora do Colégio Estadual Ruy Barbosa, Diretora Geral do Colégio Lomanto Junior, também atuou como professora nos Colégios Edson Ribeiro, EMAAF e Dom Bosco, em Petrolina.
Bebela dedicou-se a pesquisas minuciosas sobre a história de Juazeiro, tornando-se uma a maiores referências da regional. Seu conhecimento serviu como um verdadeiro tesouro para aqueles que conhecer o desenvolvimento político, cultura e social da região do Vale do São Francisco.
Ao longo de sua carreira, Bebela também desempenhou um papel fundamental na preservação do patrimônio histórico de Juazeiro, trabalhando incansavelmente na área da educação para promover a conscientização sobre a importância da conservação do nosso passado.
Bebela e sua grande amiga Grotas Benvindo.
O falecimento de Bebela deixa um vazio na comunidade histórica de Juazeiro, mas seu legado perdurará por gerações. Seu trabalho incansável como historiadora e defensora do patrimônio cultural continuará a inspirar outros a explorar e preservar a rica história da região.
O Portal Em Pauta, através do Jornalista e coordenador Mário Pires, envia aos filhos Fred e Fridda o sentimento de pesar pela partida da nossa querida Bebela. "Como escritor, tive a felicidade de presentear Bebela com um exemplar do meu livro romance "As Surpresas do Amor" e fui agraciado em receber palavras de carinho e de apoio ao meu livro. Bebela, como sempre, sendo carinhosa, atenciosa e uma grande incentivadora da cultura regional. Fica a saudade! Obrigado Bebela", comenta Mário.
Nossos pensamentos estão com a família e amigos de Bebela, neste momento de luto. Juazeiro perdeu uma de suas maiores guardiãs da história, mas sua memória e contribuições permanecerão vivas na lembrança de todos que tiveram o privilégio de conhecer e aprender com ela.
O velório acontecerá a partir das 11h no Centro de Cultura João Gilberto e o sepultamento às 17h no Cemitério Central de Juazeiro/BA.
Por Mário Pires - da Redação.
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Ansiedade já é a terceira causa que mais afasta o brasileiro do trabalho em 2024
Outubro Rosa: Prefeitura de Juazeiro realiza mutirões de saúde noturno nesta quarta-feir...
Polícia Civil prende o homem suspeito de assassinar o personal trainer Giovanny Diniz
Personal trainer foi assassinado nesta segunda (21) em Petrolina
Roni Figueiredo - Coluna Social