'Tira nossa autonomia arrecadatória', diz Bruno Reis sobre reforma tributária
Prefeito garantiu que não haverá aumento de IPTU para compensar possíveis perdas
Prefeito garantiu que não haverá aumento de IPTU para compensar possíveis perdas
O prefeito Bruno Reis se posicionou contra a reforma tributária - aprovada ontem na Câmara dos Deputados - durante coletiva de imprensa nesta sexta-feira (7). O gestor disse que até apoia a necessidade de uma reforma, mas não concorda com os termos. Para ele, no caso de Salvador, a mudança tiraria autonomia de arrecadação do município, mexendo no imposto mais importante da capital.
"Nós, prefeitos das médias e grandes cidades, somos a favor da reforma. Mas não essa que está aí. Ela tira autonomia arrecadatória dos municípios e o nosso principal tributo, que é o ISS [Imposto Sobre Serviço]. E ainda é uma interrogação em relação a alíquota, por ter indicativo de perda de receita. Por isso, estamos contra", disse o gestor.
Apesar da possibilidade de perda na arrecadação, caso a proposta seja aprovada também no Senado, o prefeito garantiu que não vai aumentar o IPTU para compensar. Segundo ele, o imposto vai seguir com o mesmo critério de aumento que existe em todas cidades do país.
"O IPTU de Salvador é igual a toda cidade do Brasil. É um imposto que já tem definição na câmara que só será definido pela inflação do período em 2023 e 2024. Se a inflação for 0%, não tem aumento. Não há hipótese de um aumento que não seja por isso", garantiu.
Reis também destacou que, mesmo após a aprovação na Câmara, a mobilização e as conversas vão continuar para conseguir alterações no projeto que favoreçam os municípios e evitem maiores problemas orçamentários. Ainda que essas alterações não aconteçam, a cidade não vai sofrer impacto imediato porque a reforma tem regras de transição que chegam a 50 anos.
"A curto e médio prazo, não haverá perda de receita para Salvador. Porém, ela pode efetivamente ocorrer no futuro e o meu dever como prefeito é defender nossas finanças porque é isso que permite respostas aos problemas, melhora do serviço público e investimentos", completou o prefeito Bruno Reis.
Fonte: Correio24h
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Ansiedade já é a terceira causa que mais afasta o brasileiro do trabalho em 2024
Outubro Rosa: Prefeitura de Juazeiro realiza mutirões de saúde noturno nesta quarta-feir...
Polícia Civil prende o homem suspeito de assassinar o personal trainer Giovanny Diniz
Personal trainer foi assassinado nesta segunda (21) em Petrolina
Roni Figueiredo - Coluna Social