A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), mobilizou uma estratégia para promover a inclusão da população LGBTQIAP+ aos serviços de saúde. Nesta quinta-feira (25) foi realizada na Praça Imaculada Conceição a Feira de Saúde LGBTQIAP+, onde foram ofertados diversos serviços para a população. A estratégia integra a programação do Maio da Diversidade, organizado pela Diretoria da Diversidade da Sedes.
Maria Fernanda Rodrigues dos Santos foi à feira de Saúde LGBTQIAP+ para realizar testagem para IST’s, ventosa e atualizar o cartão de vacina. “Acho necessário um evento como este, porque, geralmente a gente é invisibilizado no sistema de saúde, pois muitas vezes não respeitam o nosso nome social, não respeitam o que a gente é, com isso, acabamos nos descuidando por não querer passarmos por constrangimento. Hoje aqui a gente tem tudo em um lugar só, de graça e sem passar por constrangimento”, destacou.
O responsável pelas Políticas Sociais para a Diversidade da Sedes, Andrey Anthonny, ressalta que um evento de saúde na programação do Maio da Diversidade é justamente para combater a estigmatização da população LGBTQIAP+ nos serviços de saúde. “Essa foi uma estratégia pensada para garantir a estas pessoas o direito de acesso a todos os tipos de serviços. Aqui temos ações voltadas ao cuidado como forma de afirmação”, explicou.
Foram ofertados atendimento odontológico na unidade móvel, encaminhamento para o Ambulatório Trans, testagem para IST’s, vacinação contra a Covid-19 e Influenza, aferição de pressão arterial e de glicemia, avaliação antropométrica, atendimento e orientação nutricional, auriculoterapia, massagem e orientação psicológica.
Bianka Bezerra foi em busca de testagem rápido, serviço odontológico, avaliação antropométrica, entre outros serviços na feira. “Está sendo incrível essa visibilidade para a gente, pessoas trans, e é muito bom de ver”, reforçou.
Maio da Diversidade
Nesta sexta-feira (26), ainda como parte da programação do Maio da Diversidade realizado pela Sedes, haverá mobilização com gestores escolares para enfrentamento à homofobia e transfobia na educação. A palestra será no auditório da Seduc, das 8h às 12h.
Fonte: Ascom
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Médica é sequestrada em Salvador e se joga do carro em movimento
Prefeitura divulga telefone alternativo para SAMU de Juazeiro
Concurso de Quadrilhas Juninas consagra 2ª noite do Santo Antônio das Tradições de Jua...
Juazeiro investe em curso de ‘reanimação neonatal’ para profissionais da Maternidade...
Roni Figueiredo - 90 ANOS DE INÁH TÔRRES: “VIVA A GRANDE DAMA DO JORNALISMO SOCIAL”
Silvio Ranzuny - Receita de Bobó de Camarão
Pr. Teobaldo Pedro - A difícil hora do adeus
Mônica Coimbra - A evolução da mulher como dona de casa