Juazeiro promove inclusão do público LGBTQIAP+ com feira de saúde

Por EmPauta.net 25/05/2023 - 22:30 hs
Foto: Ícaro Alexandre

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), mobilizou uma estratégia para promover a inclusão da população LGBTQIAP+ aos serviços de saúde. Nesta quinta-feira (25) foi realizada na Praça Imaculada Conceição a Feira de Saúde LGBTQIAP+, onde foram ofertados diversos serviços para a população. A estratégia integra a programação do Maio da Diversidade, organizado pela Diretoria da Diversidade da Sedes.

Maria Fernanda Rodrigues dos Santos foi à feira de Saúde LGBTQIAP+ para realizar testagem para IST’s, ventosa e atualizar o cartão de vacina. “Acho necessário um evento como este, porque, geralmente a gente é invisibilizado no sistema de saúde, pois muitas vezes não respeitam o nosso nome social, não respeitam o que a gente é, com isso, acabamos nos descuidando por não querer passarmos por constrangimento. Hoje aqui a gente tem tudo em um lugar só, de graça e sem passar por constrangimento”, destacou.


O responsável pelas Políticas Sociais para a Diversidade da Sedes, Andrey Anthonny, ressalta que um evento de saúde na programação do Maio da Diversidade é justamente para combater a estigmatização da população LGBTQIAP+ nos serviços de saúde. “Essa foi uma estratégia pensada para garantir a estas pessoas o direito de acesso a todos os tipos de serviços. Aqui temos ações voltadas ao cuidado como forma de afirmação”, explicou.

Foram ofertados atendimento odontológico na unidade móvel, encaminhamento para o Ambulatório Trans, testagem para IST’s, vacinação contra a Covid-19 e Influenza, aferição de pressão arterial e de glicemia, avaliação antropométrica, atendimento e orientação nutricional, auriculoterapia, massagem e orientação psicológica.


Bianka Bezerra foi em busca de testagem rápido, serviço odontológico, avaliação antropométrica, entre outros serviços na feira. “Está sendo incrível essa visibilidade para a gente, pessoas trans, e é muito bom de ver”, reforçou.

Maio da Diversidade

Nesta sexta-feira (26), ainda como parte da programação do Maio da Diversidade realizado pela Sedes, haverá mobilização com gestores escolares para enfrentamento à homofobia e transfobia na educação. A palestra será no auditório da Seduc, das 8h às 12h.

Fonte: Ascom