Escola da rede municipal de ensino de Juazeiro lança projeto de incentivo à leitura

Por EmPauta.net 25/05/2023 - 16:59 hs
Foto: Pedro Ângelo – Ascom/PMJ

A magia dos personagens dos contos regionais encheu de alegria o lançamento do projeto de leitura da Escola Municipal Caxangá, localizada no bairro Jardim Primavera, em Juazeiro, que tem como tema: “Ben Carson – Já sei ler”, inspirado na história de Benjamin Carson, um dos mais respeitados neurocirurgiões do mundo. Promovida pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), a ação aconteceu nesta quarta-feira (24), e foi pensada com o objetivo de utilizar a contação de histórias enquanto ferramenta pedagógica facilitadora do desenvolvimento da leitura e escrita, de forma lúdica, interativa e eficaz.


De acordo com a coordenadora da Escola Caxangá, Juciene Santos Souza, idealizadora da iniciativa, a ação buscou ofertar ferramentas de formação educacional capazes de contribuir para o desenvolvimento da leitura dos alunos. “A ideia é atrair a atenção dos alunos e trabalhar de forma contextualizada e significativa o desenvolvimento da leitura e escrita dos estudantes, usando com intencionalidade, a contação de histórias, e a ludicidade como entusiastas do processo de ensino-aprendizagem”, disse Juciene.

A iniciativa contou com a participação do assessor de Formação da Seduc e também, contador de histórias, Willian Fernando Soares, que abrilhantou a ocasião compartilhando de forma lúdica, narrativas sobre a cultura e história do município, tornando o momento interativo, e atrativo para as crianças da unidade de ensino. “A arte de contar histórias está diretamente aliada à formação leitora para desenvolvimento da linguagem e da comunicação no processo de leitura, além de incentivar o interesse pelo universo literário, fortalecer e potencializar o contexto social que a criança pertence, e aprimorar as habilidades no ato de ler”, comentou Willian.


A aluna Ana Júlia Bezerra dos Reis, de 12 anos, participou da programação e compartilhou sua opinião sobre a ação. “Foi muito bom, divertido e educativo. Espero que aconteça mais vezes”, disse Ana.

Na ocasião, os estudantes também contaram com atendimento da equipe da Unidade Básica de Saúde do Bairro Jardim Primavera, e receberam serviços de avaliação antropométrica com medidas de peso e altura, avaliação do cartão vacinal, escovação supervisionada com aplicação de flúor, orientação com saúde bucal por meio da exibição de vídeo educativo, orientações sobre prevenção contra a Dengue, alerta sobre os danos provocados à saúde no uso excessivo do celular, e aplicação de vacina da campanha contra a Influenza.

Fonte: Ascom