Votação do STF proíbe policial e militar de atuar como advogado
Os ministros do STF formaram a maioria para declarar inconstitucionais as modificações no Estatuto
Os ministros do STF formaram a maioria para declarar inconstitucionais as modificações no Estatuto
Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram, em sua maioria, declarar inconstitucionais as modificações no Estatuto da Advocacia (lei 8.906/94) que concordaram com a prática da advocacia em razão própria por policiais, como também por militares na ativa, dentro do plenário virtual.
Dentro do voto condutor liderado pela relatora Cármen Lúcia, o colegiado tomou como conclusão que a advocacia simultânea, mesmo em razão própria, executada por policiais e militares, põe em risco a administração positiva da Justiça. Essa decisão fortaleceu estes servidores relativamente aos demais advogados.
Nessa concepção, o Plenário entendeu que está comprometido com o bom e regular funcionamento das instituições de segurança pública, assim como com o exercício das funções inerentes aos policiais e militares. Ainda assim, o julgamento será concluído nesta sexta-feira (17), por volta das 23h59.
Entenda o caso
Dentro do STF, o Conselho Federal da OAB ajuizou ação contra alterações no Estatuto da Advocacia que autorizaram o exercício da advocacia em causa própria por policiais e militares na ativa. Tanto o parágrafo 3º quanto o 4º do art. 28 da norma, incluídos pela lei 14.365/22, possibilitam a esses profissionais atuarem para fins de defesa e tutela de direitos pessoais, uma vez que mediante inscrição especial na OAB.
No geral, a entidade aponta que o Estatuto analisa algumas atividades incompatíveis com a advocacia, com a inclusão de policiais, militares na ativa e membros do Judiciário e do MP. Em resumo, a razão é o recebimento de proventos pelos cofres públicos por parte desses profissionais.
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Prefeitura divulga telefone alternativo para SAMU de Juazeiro
Concurso de Quadrilhas Juninas consagra 2ª noite do Santo Antônio das Tradições de Jua...
Juazeiro investe em curso de ‘reanimação neonatal’ para profissionais da Maternidade...
Confira a cotação dos hortifrutigranjeiros comercializados no Mercado do Produtor de Jua...
Roni Figueiredo - 90 ANOS DE INÁH TÔRRES: “VIVA A GRANDE DAMA DO JORNALISMO SOCIAL”
Silvio Ranzuny - Receita de Bobó de Camarão
Pr. Teobaldo Pedro - A difícil hora do adeus
Mônica Coimbra - A evolução da mulher como dona de casa