Suzana Ramos destaca ações desenvolvidas na sua gestão voltadas ao empoderamento feminino

Primeira mulher a comandar Juazeiro continuar avançando no desenvolvimento de políticas públicas voltadas paras mulheres

Por EmPauta.net 08/03/2023 - 16:31 hs
Foto: Divulgação Ascom

Nesta quarta-feira, dia 8 de março, é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Juazeiro tem hoje a primeira mulher prefeita eleita no município, uma mulher sertaneja, forte e batalhadora que trabalha incansavelmente para desenvolver políticas públicas voltadas a toda população juazeirense, em especial às mulheres.

Nesta data, que remete a história de luta das mulheres em todo o mundo, a prefeita Suzana Ramos fez questão de pontuar os avanços alcançados nos seus dois anos de gestão, avanços no atendimento à mulher juazeirense e que mostram um governo liderado por uma gestora que se preocupa com as lutas femininas, a escuta da comunidade e o investimento em áreas prioritárias para esse público, como a saúde, a assistência social e segurança.


“Esse é um governo feito de mulher para mulher, porque entendo que a mulher é aquela que acaba carregando o maior peso na sociedade e é também a menos favorecida. Por isso, é meu dever, enquanto gestora municipal continuar avançando no desenvolvimento de políticas públicas voltadas paras mulheres e lutando pela garantia dos direitos de todas”, frisou a prefeita.


Saúde

Na área da saúde, o município cresceu com a abertura do ‘Consultório Ginecológico – Saúde da Mulher” na Policlínica Municipal, a fim de facilitar o acesso das mulheres a consultas, exames e procedimentos. O consultório conta com três médicas ginecologistas para consultas ambulatoriais, exames de Papanicolau (preventivo), transvaginais, inserções e retirada de dispositivo intrauterino (DIU). Com oito meses de funcionamento, cerca de 1500 atendimentos já foram realizados.


Social

No setor social, além de reforçar as ações do Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM), do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e da rede de proteção, o município criou a ‘Casa da Mulher Rural’, iniciativa pioneira idealizada pela prefeita Suzana Ramos. O equipamento, inaugurado em agosto de 2022, disponibiliza acolhimento para as mulheres que precisam recorrer à sede para acessar serviços de saúde, assistência social ou previdência.

A Casa da Mulher Rural conta com dormitórios com capacidade para 10 usuárias, banheiros, cozinha, sala da coordenação, pátio, sala de convivência, acompanhamento de assistente social, nutricionista e psicóloga, além de disponibilizar quatro refeições diárias. Em 7 meses de funcionamento oitenta atendimentos já foram realizados no espaço.


Segurança Pública

Já na área de segurança pública, através da Guarda Civil Municipal (GCM), o município lançou a Patrulha Maria da Penha. Com efetivo capacitado para fortalecer a luta contra a violência doméstica e familiar, a Patrulha tem a missão de acompanhar de perto casos envolvendo mulheres vítimas de violência. A equipe trabalha em consonância com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade e com a Ronda Maria da Penha, da Polícia Militar.


“Acredito na força da mulher juazeirense, que é mãe e, muitas vezes, pai. Na condição de mulher, mãe, irmã, filha e política quero deixar meu abraço a cada uma das mulheres batalhadoras de Juazeiro e que esse dia seja um momento de reflexão sobre a importância da nossa existência”, finalizou Suzana Ramos.

Fonte: Ascom