Residenciais de Petrolina recebem cursos gratuitos de qualificação em diversas áreas

"Os cursos são uma ótima oportunidade de se qualificar ainda mais", disse a moradora.

Por EmPauta.net 01/02/2023 - 15:07 hs
Foto: Divulgação Ascom

Para promover a geração de emprego e renda, a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade (SEDURBHS), em parceria com a Caixa Econômica Federal, está oferecendo cursos gratuitos com o objetivo de capacitar os moradores dos Residenciais Pomares, Novo Tempo V e VI. A ação visa preparar o público para o mercado de trabalho e estimular o desenvolvimento de negócios próprios, saúde e lazer.

Estão sendo oferecidos cursos de artesanato, confeitaria doces e salgados, design de sobrancelhas, barbeiro, frentista, capacitação de unhas em gel e depilação. Além disso, aulas de zumba, escolinha de futebol e educação ambiental também estão seno realizadas. Os cursos fazem parte do Projeto Técnico Social (PTS), voltado para os beneficiários do antigo Programa Minha Casa Minha Vida.

A moradora do Residencial, Jaqueline Batista, viu nos cursos uma ótima oportunidade de se qualificar ainda mais. “Eu fiz o curso de artesanato e achei incrível. Foi uma chance ímpar em que a gente pode diferenciar dos demais, tendo mais conhecimento e aprimorando as habilidades. Agora, montei minha lojinha na minha casa e estou fazendo laços, tiaras e sandálias artesanais”, frisou Jaqueline.

Segundo o secretário executivo de Habitação, Thiago Rosendo, a receptividade tem sido muito boa, até porque os cursos acontecem nos próprios residenciais. “A principal função do PTS é buscar a interatividade entre os moradores, além de dar oportunidades de capacitação profissional para que consigam se inserir no mercado do trabalho, como também melhorar a convivência entre eles, passar uma noção sobre a preservação do meio ambiente, prevenção a saúde, e por fim, através do plantão social é possível criar um elo com as outras entidades púbicas e privadas. É uma prioridade da gestão estarmos cada vez mais próximo das comunidades.”, explicou Thiago Rosendo.

Fonte: Petrolina.pe