Profissionais da rede municipal de ensino de Juazeiro concluem formação sobre desinfecção e sanitização escolar

Por EmPauta.net 03/12/2022 - 18:10 hs
Foto: Divulgação Ascom

Para reforçar ainda mais os cuidados de combate à Covid-19, e garantir a segurança sanitária diante do surgimento das variantes do coronavírus, além de microorganismos causadores de doenças, nas unidades de ensino da rede municipal, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), realizou a última etapa da formação sobre desinfecção e higienização das escolas, que teve início em janeiro deste ano, antes do início da volta às aulas de forma presencial.

A iniciativa aconteceu neste sábado (03), no auditório da Comunidade Alcance, e reuniu auxiliares de serviços gerais e merendeiras da rede municipal de ensino. O curso de desinfecção e higienização de ambientes escolares foi ministrado por uma equipe técnica especializada da Vulcanjet Brasil e EPIC Serviços, a bióloga, Olga Souza, e Petrúcia Ribeiro, farmacêutica bioquímica.

Entre os assuntos pautados, foram dadas orientações sobre o uso do produto natural e orgânico utilizado nas escolas pelos profissionais, para higienização e desinfecção dos ambientes; informações sobre o coronavírus e suas variantes; e destacados os aspectos naturais da composição do produto, que não causa danos à saúde e ao meio ambiente, além de informações sobre outras epidemias, endemias, viroses, surtos circulantes no ambiente escolar.


Importância da formação

A programação contou com diplomação, além de sorteios de brindes e café da manhã para todos os participantes. Na ocasião, Olga Souza, bióloga da Vulcanjet comentou sobre a importância da formação. “É primordial que a limpeza e higienização escolar seja feita minuciosamente e com produtos adequados. Com o retorno do aumento de casos da Covid-19 e o período de reprodução do mosquito da dengue, a higienização terá que ser intensificada, com manutenção muito maior do que a de rotina habitual, o que torna esse momento de formação ainda mais necessário para a garantia de um ambiente escolar seguro, dispondo de profissionais devidamente informados e preparados para combater endemias e vetores urbanos”, explicou Olga.

Edvaldina da Silva Cunha Souza, merendeira da Escola Municipal Profº Pedro Raimundo Rodrigues Rego, falou sobre a experiência de participar do curso. “Eu acho muito importante participar dessa formação, pois a gente aprende a realizar todas as medidas de segurança sanitária e higienização, evitando a contaminação de doenças e vírus, deixando a escola com um ambiente seguro para os alunos para nós profissionais”, disse Edvaldina.

Fonte: Ascom