Programas educacionais “Fique Esperto” e “Tempo Recorde” promovem a alfabetização e reduzem distorções no ensino

Por EmPauta.net 04/10/2022 - 18:36 hs
Foto: Pedro Angelo - Ascom PMJ

Reduzir os impactos da pandemia de Covid-19 na educação é uma das metas da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc). Pensando nisso, foram desenvolvidos pela Seduc os programas autorais de correção de fluxo “Fique Esperto” e “Tempo Recorde”, que visam promover a alfabetização de alunos do Ensino Fundamental que apresentam distorção idade/ano, bem como sua aceleração, além de otimizar os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

A iniciativa é desenvolvida com, no mínimo, 15 alunos por escola, e funciona da seguinte forma: na primeira etapa é realizado o programa “Fique Esperto”, no qual alunos que não estão alfabetizados e apresentam distorção de idade/ano serão alfabetizados. A segunda etapa é o desenvolvimento do “Tempo Recorde”, onde os alunos que já foram alfabetizados no “Fique Esperto”, mas que ainda estão em distorção, juntamente com os que apresentam atraso escolar são acelerados por meio de estratégias educacionais específicas.

Já foram aplicados mais de 1.000 testes diagnósticos para identificação dos alunos que precisam passar pelos programas de correção de fluxo. Do total, 415 alunos são atendidos em 19 turmas distribuídas em 8 escolas da rede municipal. Todo material didático utilizado também é produzido pela equipe de profissionais da Seduc.


“A alfabetização é o nosso maior avanço, muitos alunos já foram alfabetizados. Temos turmas de um projeto que começou em maio e com todos os alunos da sala sem alfabetizar, e hoje só dois não estão alfabetizados”, destacou Jesarella Vieira, coordenadora dos programas de correção de fluxo da Seduc, que também ressaltou o  impacto positivo na redução do uso de recursos financeiros com a utilização de iniciativas próprias e contextualizadas com a realidade da educação de Juazeiro.

A expectativa para 2023 é ampliar o atendimento nas escolas e a previsão é que os projetos Fique Esperto e Tempo Recorde também integrem a programação escolar.

Fonte: Ascom