Prefeitura irá apoiar retomada do funcionamento de sistema de dessalinização do Programa Água Doce em Juazeiro

Por EmPauta.net 27/09/2022 - 00:09 hs
Foto: Divulgação Ascom

A Prefeitura de Juazeiro irá apoiar a retomada do funcionamento de sistemas de dessalinização, que foram instalados em comunidades rurais com dificuldades de acesso à água potável de qualidade. O assunto foi tratado em reunião entre representantes da gestão municipal e da Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia (SEMA/BA), que vieram à cidade para esclarecer alguns pontos sobre a operacionalização do Programa Água Doce (PAD) no município.

O encontro teve a presença do subcoordenador de obras civis e dessalinização do Programa Água Doce na SEMA/BA, Cassiano Lemos Júnior, do assessor especial da prefeitura, Rivas Espínola; do gestor da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap), Assis da Apolo; da técnica em Meio Ambiente do Sistema de Água e Saneamento Ambiental (SAAE), Thais Lima; e do diretor de meio ambiente da Secretária de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), Alexandre Batista.

Juazeiro é um dos 55 municípios baianos beneficiados com o PAD, recebendo entre os anos de 2016 e 2017 a implantação de 9 sistemas de dessalinização, sendo que quatro deles instalados no Salitre estão parados por motivos diversos, segundo o subcoordenador de obras civis e dessalinização do Programa Água Doce na SEMA, Cassiano Lemos Júnior. Os equipamentos parados ficam nas seguintes localidades: comunidades Manoel Patrício/ Cruz/ Papeiro, Serra da Madeira, Tanque Novo dos Gomes e Bargado.

“Nós viemos a Juazeiro para apresentar à gestão municipal o panorama atual do Programa Água Doce, que tem a capacidade de transformar em água potável, através de dessalinizadores, a água salobra, beneficiado assim famílias que vivem em comunidades que, em sua maioria, são atendidas por carros-pipa. Dos nove sistemas implantados em Juazeiro, atualmente quatro estão sem funcionar. E nós viemos dar ciência à gestão sobre essa situação e pedir o apoio da prefeitura nesse trabalho de retomada. A receptividade da gestão foi a melhor possível, que demonstrou interesse e se colocou à disposição para essa ação”, declarou Cassiano Lemos Júnior.

Trabalho multidisciplinar

Ao final do encontro ficou definido que uma equipe multidisciplinar da Prefeitura de Juazeiro, formada pela Adeap, Semaurb, SAAE e Sesau, fará o acompanhamento da retomada do funcionamento dos sistemas de dessalinização e dará o suporte necessário para a operacionalização do Programa Água Doce nas comunidades rurais do município.

“A Semaurb vai trabalhar em conjunto com as outras secretarias. Juntos vamos monitorar, dar suporte e realizar um trabalho social, para que desmistifique e alavanque o Programa Água Doce perante as comunidades que foram beneficiadas com os sistemas de dessalinização de água. A Prefeitura também irá contribuir na reativação junto aos governos do estado e federal”, pontuou o Diretor de Meio Ambiente da Semaurb, Alexandre Batista.

Sobre o Programa

O Programa Água Doce (PAD) é uma ação do Governo Federal, coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) em parceria com diversas instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil que visa estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano por meio do aproveitamento sustentável de águas subterrâneas, incorporando cuidados ambientais e sociais na gestão de sistemas de dessalinização, buscando atender, prioritariamente, localidades rurais do Semiárido Brasileiro.

O PAD é executado por meio de parcerias com todos os estados do Nordeste e Minas Gerais. São 10 (dez) convênios em execução, com investimento de aproximadamente R$ 250 milhões de reais para fornecer água de qualidade à 1.200 comunidades rurais do semiárido brasileiro.

PAD/Bahia

Na Bahia, a Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia (SEMA/BA) é a coordenadora do Programa Água Doce, através de convênio firmado em 2012 com o Governo Federal, que tem como meta a implantação e gestão de 291 sistemas de dessalinização, beneficiando cerca de 160 mil pessoas, em 55 municípios, e com o investimento previsto de mais de R$ 71 milhões. O Instituto de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos da Bahia (INEMA) é a interveniente, e tem como unidade executora a Companhia de Engenharia Hídrica e Saneamento da Bahia (CERB). Também conta com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), contratada para realizar o Monitoramento e Manutenção dos sistemas implantados, com o objetivo de mantê-los funcionando, gerando água de qualidade às comunidades remotas do semiárido baiano.