Globo pede renovação de concessão de TV por 15 anos ao governo Bolsonaro; entenda

Por EmPauta.net 20/09/2022 - 23:32 hs
Foto: Reprodução/TV Globo

A TV Globo apresentou nesta terça-feira (20) um requerimento ao Ministério das Comunicações onde solicita a renovação da concessão das emissoras que mantém em cinco capitias: Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Recife. A informação é da colunista da Folha de São Paulo, Mônica Bergamo.

A Globo tem alcance nacional, mas nas demais localidades ela é transmitida por parceiros com quem tem contrato de exibição da programação.

De acordo com a publicação, o pedido feito ao Ministério das Comunicações é de que a renovação das concessões seja por mais 15 anos, conforme prevê a lei, para que a cada 15 anos a concessão para a retransmissão de conteúdo televisivo tenha que ser renovada.

A última renovação da Globo foi feita em 2008, quando o presidente do Brasil ainda era o ex-presidente Lula (PT). Agora, o pedido é apresentado ao governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), que é um crítico declarado à emissora. Ele, inclusive, já deu declarações sobre ser contrário à renovação de concessão da emissora. 

Apesar disso, as chances de Bolsonaro impedir a renovação da emissora é considerada praticamente nula, segundo a colunista. Isso porque mesmo que o governo retarde a análise dos documentos no Ministério das Comunicações, a concessão atual segue valendo, ainda que de forma precária.

A palavra final, mesmo após a decisão do presidente sobre o assunto, é do Congresso Nacional. Caso retarde a análise, Bolsonaro pode ainda não participar da decisão, caso seja derrotado nas eleições de outubro, pois caberá ao novo mandatário do país analisar o pedido.

Fonte: BNews