Bule Cultural começa dia 18 com oficina de cordel e show gratuitos

Por EmPauta.net 14/05/2022 - 12:10 hs
Foto: Ilustrativa

Uma oficina de cordel e um show musical marcam, no próximo dia 18, o início da programação do projeto Bule Cultural, em Juazeiro da Bahia.

A oficina, que será oferecida gratuitamente para 240 alunos da Escola Modelo, começa às 8h da manhã, e vai abordar a obra do homenageado do projeto, o poeta, cantador e repentista Bule Bule, patrimônio cultural do Brasil.

E no início da noite, às 19h, no Galpão do Armazém da Caatinga (orla do município), o público poderá conferir, também gratuitamente, o show musical 'Teclas, Acordes e Sons'. No encontro, o sanfoneiro, músico instrumentista, produtor musical, arranjador, cantor e compositor, Rennan Mendes se encontra com o poeta e cantador Maviael Melo e num compasso poético, a dupla desfia acordes e sons, rimas e versos. A noite começa com a voz de Bianca Cordeiro, artista independente, cantora, compositora e produtora cultural, que vem com uma bela musicalidade de raízes regionais.

Junho

O projeto, que reúne música, memória e literatura, prossegue nos dias 2, 3, 4 e 5 de junho, com oficinas literárias, saraus poéticos, lançamentos de livros, cantorias, glosas e shows gratuitos. A programação estará acontecendo em espaços como o Centro de Cultura João Gilberto, Galpão do Armazém da Caatinga e na Orla de Juazeiro. Estão confirmadas as participações de nomes a exemplo de Roberto Mendes, Raimundo Sodré, Chico Pedrosa e Xico Sá.

O Projeto é uma iniciativa do poeta e cantador Maviael Melo, a partir do convite e incentivo do deputado Zó, que apaixonado pela cultura do povo ribeirinho, contribuiu na construção e desejo de realizar um evento que junte, a cultura popular, a música, a literatura, a memória e suas manifestações, num espaço, onde a economia solidária e criativa se mistura com atividades de formação, shows, recitais e conscientização política e ambiental. O Bule ferve em movimentos que se complementam em outros projetos, que vão se construindo a partir da sensibilidade de quem tem compromisso e cuidado com a cultura da nossa região.

O projeto é realizado pela Entre Versos e Canções, com a produção executiva da Melodia Produções. Tem o Patrocínio da Bahiagás, Secretaria de Educação do Estado da Bahia – NTE Juazeiro, SETRE – Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia/CESOL, com o apoio da TVE Bahia, TV São Francisco, TV UNEB, Colégio Modelo, APLB, Editora IMEPH, IRPAA, Central da Caatinga, Agrovale, Centro de Cultura João Gilberto, blogs e rádios da região.

Fonte: CLAS