Roda de Conversa debate sobre autismo e inclusão escolar em Petrolina

Por EmPauta.net 28/04/2022 - 16:13 hs

Para difundir informações sobre o autismo e inclusão dos estudantes nas escolas, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, em parceria com a Associação de Amigos do Autista do Vale do São Francisco (AAMAVASF), promoveu última quarta-feira (27) uma roda de conversa no auditório do Instituto de Gestão Previdenciária do Município de Petrolina (IGEPREV). O encontro reuniu familiares, professores, gestores, coordenadores, auxiliares e outros profissionais da educação, interessados em adquirir mais conhecimento sobre o tema. 

A diretora do Centro de Educação Inclusiva de Petrolina (CEIP), Emiliana Freire, abriu a programação do evento, explicando como funciona a Educação Inclusiva na rede municipal. Atualmente, a Prefeitura de Petrolina atua para que as todas as unidades educacionais da rede sejam, cada vez mais, inclusivas e capazes de atender a toda a população com os serviços necessários, não só para a inserção do aluno no ambiente escolar, mas para o acesso à aprendizagem. 

“Contamos com instituições de ensino que atuam com o intuito de fortalecer as ações, amplificar a inserção dos estudantes com TEA na sociedade, além de garantir a autonomia indispensável dentro de suas diferentes necessidades. Para isso, recursos, apoio e tecnologia assistiva foram investidos pela atual gestão. Essa inclusão pelo acolhimento age a favor do direito de todos os alunos participarem da educação juntos, sem discriminação e segregação”,destacou Emiliana.


Na programação da roda de conversa, a psicóloga Ariane Falcão abordou questões comportamentais dos estudantes com autismo. Em seguida, a psicopedagoga Zélia Vasconcelos falou sobre a função dos assistentes dos autistas em sala de aula e a professora Raquel Moreira, gerente de ensino da Seduce, expôs dados importantes e outros fatores referentes ao atendimento dos alunos da educação especial. A presidente da AAMAVASF, Rosilene Rodrigues, também dialogou sobre o papel dos pais na educação dos filhos autistas. O evento foi encerrado pelo estudante do curso de Direito, palestrante e autista Renan Fonseca, que falou sobre suas experiências nas escolas que frequentou.


Fonte: Ascom