França diz que nova onda da Covid-19 atinge velocidade ‘relâmpago'

A média de sete dias de novos casos chegou a 17.153

Por EmPauta.net 22/11/2021 - 18:39 hs
Foto: Reprodução

A nova onda de Covid-19 na França está aumentando o número de infecções em uma taxa alarmante, informou o governo do país, baseado nos novos casos diários da doença que quase dobraram na semana passada. A média de sete dias de novos casos chegou a 17.153 no sábado (20), comparando a 9.458 na semana anterior, segundo as autoridades de saúde, o que representa um aumento de 81%.

“A quinta onda está começando na velocidade da luz”, disse o porta-voz do governo, Gabrial Attal. A mais recente ascensão dos últimos sete dias é três vezes o aumento médio de casos registrados nas três semanas anteriores, indicando uma aceleração exponencial das infecções.

Neste momento, o aumento nas infecções não causou um movimento de pacientes com Covid-19 aos hospitais e isso com as autoridades atribuindo o número limitado de pacientes em terapia intensiva ao alto índice de vacinações da França, que inclusive, parecem ser altamente eficazes contra as formas mais perigosas do vírus.


No último sábado, os hospitais relataram um total de 7.974 pacientes com Covid-19 sob os seus cuidados, com 1.333 deles em tratamento intensivo. Isso se compara a 6.500 e 1.000, respectivamente, no mês anterior.

“Há um aumento muito forte de infecções, mas também sabemos que na França temos uma cobertura vacinal muito grande. Parece que estamos à frente de nossos vizinhos no que diz respeito às doses de reforço”, comentou.

A iniciativa da França de ter um passe de saúde antes de outros países no período do verão também ajudou a manter a Covid-19 sob controle. O governo continua defendendo sua escolha de “impor o peso das restrições às pessoas não vacinadas, e não às pessoas vacinadas”, concluiu Attal.

Fonte: Medical Xpress