Prefeitura de Sento-Sé inicia atividades em referência ao Outubro Rosa

Por EmPauta.net 08/10/2021 - 17:06 hs
Foto: Divulgação Ascom

Sensibilizar a população feminina para a prevenção do câncer de mama e câncer de colo do útero, esse é o objetivo do Outubro Rosa, que acontece há mais de 20 anos. Em alusão à campanha, a Prefeitura de Sento-Sé através da Secretaria de Saúde iniciou nesta quinta-feira (07) a programação de atividades que acontecerão ao longo do mês.

A primeira ação voltada ao tema aconteceu na UBS Dr. Eliomar Cavalcanti. Na ocasião, foi realizada uma sala de espera sobre prevenção ao câncer de mama e colo de útero, além de mutirão para coleta de exame preventivo de colo de útero. “É muito importante abordar esse tema, orientar e incentivar a mulher a se cuidar, se priorizar, pois a prevenção é o melhor caminho, a cada paciente que comparece a unidade para os cuidados preventivos é uma alegria ímpar, e vemos que quem busca por esses cuidados conseguem incentivar outras mulheres, familiares, amigas e vizinhas, isso é muito gratificante”, destacou a enfermeira da UBS Dr. Eliomar Cavalcanti, Rita de Cassia Batista.

A dona de casa, Esther Nascimento, compareceu ontem à UBS para realização do seu primeiro exame preventivo e aprovou a realização da sala de espera. “Informação é sempre bem vinda, sempre aprendemos algo novo e útil. Nós mulheres precisamos sempre estar atentas e nos cuidar para prevenir futuras doenças como o câncer de mama e de colo de útero. Fiz o exame pela primeira vez, estava muito nervosa, mas a equipe me atendeu muito bem e tornou tudo mais fácil e tranquilo. Parabenizo a todos os envolvidos por esta iniciativa, a gestão municipal está de parabéns por desenvolver ações para preservar nossa saúde”. Pontuou a estudante.


Entre as ações programadas pela Prefeitura de Sento-Sé através da Secretaria Municipal de Saúde, para sensibilizar a população durante este mês de outubro, tanto na sede como interior, estão: Ambientação de pontos estratégicos da cidade e Unidades Básicas de Saúde; mutirão de Exame Preventivo do Câncer do Colo de Útero, sala de espera sobre a importância do exame clínico das mamas e preventivo, grupo de gestantes sobre a prevenção do Câncer de Mama e colo de útero, ação em Saúde nas comunidades com busca ativa de mulheres com critérios de realização do preventivo, rastreamento e solicitações de mamografias em todos os postos e encaminhamentos ao Instituto Ivete Sangalo, entre outras ações.

A Coordenadora da Atenção Básica municipal, Renata Santos, explica que Durante todo o mês, diversas unidades de saúde do município vão promover atividades especiais. Além de fortalecer as recomendações para o rastreamento e o diagnóstico precoce, a campanha visa também desconstruir o medo que envolve a doença. “Vamos desenvolver inúmeras atividades focadas na promoção, acesso e conscientização da importância do autocuidado. Os exames preventivos, como mamografia e o Papanicolau, ajudam a identificar de forma precoce alguns tipos de câncer, aumentando consideravelmente as chances de cura”, destacou a Coordenadora.

Fonte: PMSSE