Até quando os pais podem ajudar nos trabalhos escolares?

Por Katiane Souza

Por Katiane Souza 15/08/2024 - 16:51 hs

É fato que os pais querem o melhor para seus filhos, e isso inclui o sucesso nos estudos. Contudo, é fundamental encontrar um ponto de equilíbrio saudável e sem extremos de deixar solto ou cobrar em demasia.  A forma como ajudamos nossos filhos com os trabalhos escolares tem impacto significativo em seu desenvolvimento e autonomia. Com intuito de reflexão, segue algumas dicas

Estabeleça uma rotina

Uma rotina é extremamente importante para os estudos. Se todos os dias o estudante tem um horário reservado aos estudos, o dia do trabalho escolar para ser feito em casa não irá mexer tanto na harmonia do lar.

Pensar em ambiente organizado e livre de distrações é fundamental

O espaço que desenvolvemos qualquer atividade contribui significativamente. Por isso, um espaço sem barulho, tecnologia ou quaisquer outros distratores é garantia que o tempo ali será mais proveitoso

Ofereça um espaço adequado

Um ambiente que tem espaço e acomodações adequadas para a realização de trabalhos e estudos, não diz respeito apenas a mesas e livros a disposição. Diz respeito às condições de realizar a tarefa, seja trabalhos com diversos modelos e graus de elaboração.

Encoraje seu filho a ser organizado e precavido 

A organização não será tarefa fácil, contudo são perceptíveis os frutos de uma vida organizada. Nas atividades escolares realizadas em casa, não é diferente. Tenha sempre a disposição para eventos como esse o material adequado e estimule o estudante ficar atento ao que está acabando, para não ser pego de surpresa em horários impróprios às compras. 

Promova autonomia gradativamente

Ajudar nos trabalhos com mais complexidade é fundamental para criar ali, memórias afetivas, vínculos mais estreitos e tantas outras habilidades socioemocionais. Entretanto, com a maturação as habilidades que permitem mais autonomia, apenas, deixe-o realizar com desenvoltura. Deixe claro que não se trata e nenhum abandono, mas, sim de benefícios da maturidade, habilidade necessária para uma vida bem sucedida. 

Ajudar filhos com os trabalhos escolares é uma tarefa que deve ser abordada com cuidado e atenção. Ao promover a autonomia, oferecer orientação ao invés de executar as tarefas, criar um ambiente de estudo positivo, encorajar a resiliência e manter uma comunicação aberta, você estará contribuindo para o desenvolvimento de habilidades importantes e para a construção da autoconfiança de seus filhos. Lembre-se, o objetivo final é prepará-los para serem aprendizes independentes e bem-sucedidos ao longo de suas vidas.