A música e as tecnologias em evolução
Por Fábio Carvalho
Um dos meios de comunicação mais importantes do século XX e que teve seu inicio nos Estados Unidos na década de 20 foi o rádio, que promoveu uma revolução na comunicação nas décadas seguintes. Até a chegada da veiculação das informações pela Tv, o rádio foi o meio mais importante na disseminação de informações com maior alcance e rapidez.
No Brasil a primeira transmissão foi no dia 7 de setembro de 1922 durante a inauguração da Exposição do Centenário da Independência na Esplanada do Castelo. O auge do rádio foi durante a década de 40 na Rádio Nacional que marcou a radiofonia no Brasil com nomes importantes Iberê Gomes Grosso, Luciano Perrone, Almirante, Radamés Gnattali e Dorival Caymmi e essa era o principal meio de consumo musical da época.
No ano de 1948 começou a época do Vinil, chamados LPs, que eram prensados começando assim a mágica dos “bolachões” musicais. No inicio haviam versões de 10 e 12 polegadas de diâmetro e posteriormente fixado em 12 polegadas. No Brasil o primeiro Lp foi lançado em 1951 com marchinhas de carnaval. Tanto os Lps quantos os reprodutores e gravações de som foram evoluindo durante os anos.
Com a necessidade da locomoção e a reprodução musical que facilitaria onde estivesse, surgiram em 1963 as fitas K7. Foi uma grande evolução pois ao mesmo tempo que podia-se ouvir musica em qualquer lugar através dos famosos Walk man’s, a gravação direta das musicas tocadas nas rádios, isso foi uma verdadeira revolução pois nem todos os Lps das bandas e artistas internacionais chegavam facilmente por aqui.
Eis que em 1982 foi revelado ao mundo o Compact Disc o tão conhecido CD. Com o advento do CDs as tecnologias anteriores foram ficando gradativamente obsoletas, tanto os Lps quanto os K7s perderam sua relevância. Os Compactos evoluíram no que diz respeito ao do armazenamento, qualidade superior de som, mobilidade, gravação e preços foram cruciais para a descontinuidade das tecnologias anteriores.
Houveram algumas mudanças importantes no modo de consumir a musica como os DVD, Blue Ray, os aparelhos de Mp3, mas o ponto de virada nesse modo de degustar as musicas foi com uma tecnologia que está presente 24 horas do nosso dia, a “Internet”.
Com a revolução da internet a musica se propagou e ficou acessível a todos, aquele dinheiro investido num Lp, em uma fita K7, Cd ou DVD ficariam para trás. Tudo a distancia de um clique, acesso a artistas do mundo inteiro de todos os gêneros e vertentes musicais. Com a internet também vieram os serviços de streaming de músicas e vídeos que também revolucionaram o mercado audiovisual.
Não bastasse tantas mudanças há mais um elemento interessante que está presente no dia a dia de todos e por muitas vezes não notamos, “AI”, ou seja, Inteligência Artificial. Ela está presente não só quando você ouve música, mas quando você assiste um filme, compra ou simplesmente o fato de avaliar algum item na internet. A inteligência artificial se encarrega de fazer todo o serviço de marketing, baseado nas suas preferencias, em te oferecer todos os serviços e produtos similares sem mesmo o indivíduo perceber.
Com as tecnologias sempre em mutação no sentido de aprimorar cada vez mais todos os tipos de produtos e serviços, sempre fico pensando qual a próxima mudança que virá...
Texto introdutório
As tecnologias no campo audiovisual vêm se transformando através do tempo e consequentemente vamos acompanhando, num processo de adaptação e readequação aos desafios e facilidades da vida moderna.
Referências
https://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/09/fita-cassete-completa-50-anos-veja-o-que-mudou-em-cinco-decadas.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Disco_de_vinil
Roni Figueiredo - Coluna Social