O perigo das "dietas da moda"
Por Carine Oliveira
A obesidade é uma doença crônica e que envolve uma série de fatores além do excesso de peso, compreende aspectos físicos, emocionais, sociais e metabólicos.
Seu tratamento requer uma abordagem multiprofissional e que envolve mudanças no estilo de vida, como o estimulo à prática de atividade física, adoção de hábitos alimentares saudáveis, higiene do sono e em alguns casos com necessidade de medidas medicamentosas e até cirúrgicas.
Uma doença que possui vários fatores causais e que requer uma abordagem tão minuciosa não pode ser tratada de forma simplista. Sendo assim, recentemente a ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica) divulgou uma nota com o intuito de alertar a população em geral quanto aos modismos relacionados ao emagrecimento, como a utilização de suplementos da linha seca-barriga, jejuns prolongados, chás fitoterápicos, suplementos, etc., por vezes divulgados de forma aleatória e por pessoas que não receberam qualificação para a divulgação de tais informações. A ABESO alerta ainda que tais recomendações não só não tem embasamento científico e clara efetividade como podem comprometer a saúde.
Neste contexto, é importante ressaltar a importância da abordagem multidisciplinar relacionada a obesidade, realizada por profissionais qualificados e que contemplem todos os aspectos que envolvem o excesso de peso.
Roni Figueiredo - Coluna Social